Com uma boa atuação coletiva, a Portuguesa Santista venceu o Comercial, de Ribeirão Preto, pelo placar de 1 a 0, na tarde do último sábado (24), em Ulrico Mursa, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-2. O gol da vitória lusitana foi marcado pelo zagueiro Lucas Cunha, em um belo voleio a meia altura.
Com o triunfo, a Briosa volta ao G-8 do Estadual, em 7° lugar com 16 pontos, mas espera os jogos de Taubaté, em 10° com 13, e do Noroeste, em 8°, com 15. Isto porque se estes dois rivais vencerem seus respectivos duelos neste domingo, diante do Juventus e do Monte Azul, ambos na condição de visitantes, a equipe Rubro-Verde sairá do grupo de classificação às fases eliminatórias.
Agora, o próximo compromisso da Portuguesa Santista será contra o Caxias (RS), pela Copa do Brasil, no mesmo Ulrico Mursa, às 20h30 desta quarta-feira (28), com transmissão do site do GE. A Briosa só se classifica com uma vitória, já que o empate beneficia os visitantes, conforme estabeleceu o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade que organiza a competição nacional.
O jogo
Amarrado na forte marcação do Leão do Norte, a Briosa só conseguia chegar ao ataque por meio das bolas áereas. Após boa jogada ensaiada, Ítalo Henrique lancou para Vinicius Andrade. O camisa 2 Rubro-Verde cruzou para Vavá, que empurrou para as redes, mas a arbitragem anulou o tento por impedimento do zagueiro do time mandante.
A forte e rápida chuva que caiu em Santos atrapalhou a prática do bom futebol. Nesse período, a defesa do Bafo se complicou na saída de bola, e Franco acertou belo chute, dentro da grande área, mas parou em boa defesa do arqueiro Leandro.
No lance seguinte, o centroavante Caíque ganhou pelo alto no escanteio, mas o goleiro comercialino encaixou a bola sem dificuldades.
De volta para o segundo tempo e com o gramado em melhores condições, a equipe Rubro-Verde explorou a velocidade do ponta esquerda Maranhão para arrancar os três pontos do lanterna da Série A-2. Após boa jogada em velocidade, o camisa da 7 da Briosa entrou na área e chutou, mas Leonardo fez um milagre para manter o 0 a 0 no placar. Dez minutos depois, o mesmo atacante arriscou de longe, porém o arqueiro do Bafo fez nova defesa.
De tanto insistir, a Portuguesa Santista abriu o placar aos 20 da etapa complementar. O zagueiro Lucas Cunha acertou um lindo voleio após escanteio batido por Renan Oliveira e a bola foi no canto, sem chances para o goleiro Leonardo: 1 a 0.
A Briosa quase ampliou aos 33 minutos com Lucas Grossi, mas outro milagre de goleiro dos visitantes impediu o gol. O Comercial quase empatou no lance seguinte. Em confusão na área, o zagueiro Vavá tirou o chute de Herreira em cima da linha. E foi só. A Briosa vence após cinco jogos entre empates e derrotas e ganha moral para o aguardado confronto pela Copa do Brasil, diante do Caias (RS).