Um sistema de baixa pressão atmosférica, vai dar origem a uma nova frente fria. De acordo com o Instituto Climatempo, nesta quinta-feira (1°), cidades da Baixada Santista, a capital e o litoral norte entram em estado de atenção para pancadas de chuva forte com raios.
Além das pancadas de chuva, há possibilidade de rajadas de ventos moderadas a forte, em torno de 50 a 70 km/h. Segundo o Climatempo, o sistema de baixa pressão avançará para alto mar em direção à costa do Sudeste e trará mais umidade ao Estado de São Paulo.
O mês de fevereiro deve começar com tempo instável e chuva a qualquer hora, com bastante nuvens no litoral e na capital. O risco de temporais é alto e a sensação é de abafamento.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou a região da Baixada Santista sob alerta amarelo, correspondente a perigo potencial, válido até as 10 horas de sexta-feira (2).
O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm dia, ventos intensos e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Entenda os alertas
Alerta amarelo
Significa perigo potencial com volume de chuva entre 20mm e 30mm, além de ventos de 40 a 60 km/h. Essa classificação representa baixo risco de alagamentos, queda de energia ou galhos de árvores.
Alerta laranja
Representa um alerta para situações perigosas com volume de chuva superior a 30 mm e ventos acima de 60 km/h. O alerta laranja prevê queda de árvores e queda de energia elétrica.
Alerta vermelho
É o alerta máximo quando há riscos de enchentes e alagamentos. Nessa situação está previsto um volume de chuva entre 80 mm e 100 mm.