Em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na tarde desta terça-feira (30), a Portuguesa Santista descobriu que o Caxias (RS) será o seu adversário na primeira fase da Copa do Brasil. O confronto será disputado em jogo único, entre as semanas do dia 21 e 22 ou 27 ou 29 de fevereiro.
A equipe Rubro-Verde terá a vantagem do mando de campo, porque está em uma posição inferior no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF do que em relação ao seu adversário, o Caxias. Em contrapartida, o clube visitante terá a vantagem de jogar pelo empate. Logo, o time treinado por Sérgio Guedes só garantirá a sua vaga com uma vitória.
Moto Club, do Maranhão, e Bahia, são os possíveis adversários da Briosa na segunda fase. Caso se classifique, a Portuguesa Santista também garantiu, no sorteio, que terá a vantagem de jogar com o mando de campo.
Na 2ª fase, em caso de empate no tempo nornal, a partida irá para a disputa de pênaltis.
A Portuguesa Santista conseguiu a vaga na Copa do Brasil graças ao titulo da Copa Paulista de 2023.
Regulamento
As 80 equipes participantes foram divididas em 40 confrontos eliminatórios, a serem disputados em jogos únicos, assim como na 2ª fase.
Na fase seguinte, os 40 classificados formam novos 20 duelos, que definirão os 20 qualificados à terceira fase.
Na sequência, os classificados se juntam a 12 equipes previamente qualificadas. São elas: São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Botafogo (RJ), Red Bull Bragantino, Vitória, Goías, Ceará, Athletico Paranaense, Grêmio e Atlético Mineiro
A partir de então, os confrontos serão realizados em partidas de ida e volta, com as penalidades máximas como critério de desempate, em caso de igualdade no tempo normal.