O navio australiano Scenic Eclipse, atracado no Porto de Santos desde a noite desta quinta-feira (2), não recebeu autorização para desembarcar mais de 50 tripulantes estrangeiros na cidade.
As autoridades portuárias aguardam o plano de contingenciamento para ver se liberam o desembarque. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acompanha o caso.
Apesar de relatos de dentro do próprio navio de que não há casos suspeitos do novo coronavírus entre os tripulantes, a embarcação foi proibida de atracar em vários portos estrangeiros em função da pandemia. O iate chegou a Santos sem passageiros, depois de concluir uma temporada na Antártica.
A Anvisa alega que, conforme a Portaria 47/2020 da Casa Civil, o desembarque de estrangeiros no país, por via marítima, está proibido. Apenas os casos de urgência médica estão liberados.
Seis estrelas
O Scenic Eclipse é um iate seis estrelas, que conta com helicóptero H130 e submarino Worx da U-Boat.
O navio estava fundeado em Montevidéu há alguns dias. Antes, não recebeu autorização para atracar nos portos de Ushuaia e Buenos Aires.
O Folha Santista entrou em contato com a Anvisa e com a Autoridade Portuária para obter mais informações sobre o caso. Contudo, ainda não obteve resposta.