A partir deste sábado (4), existe a possibilidade de Santos sofrer com a ocorrência de maré alta e alagamentos. A previsão e o alerta são do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta e da Defesa Civil.
A projeção foi divulgada exatamente um mês depois do temporal que castigou a Baixada Santista e deixou um rastro de tragédia, com 45 mortos e muita destruição. Entretanto, segundo o NPH, desta vez, não são esperados impactos significativos nas estruturas urbanas da região costeira.
Ainda de acordo com o NPH, a chegada de uma frente fria vai ocasionar fortes ventos na região, fazendo com que o nível do mar ultrapasse 2 metros de altura. Na região da Baía de Santos, a maré pode ultrapassar 1,9 metro neste sábado (4) e também domingo (5), o que representaria um aumento de 60 cm em relação à tábua das marés.
O Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos classifica como estado de atenção quando a maré atinge entre 1,8 e 2 metros. A mesma situação vale para o interior do estuário, no domingo, que prevê maré acima dos 2 metros.
Pancadas de chuva
A chegada da frente fria também pode provocar a mudança do clima na região. Conforme indicações de institutos de meteorologia, a previsão é de pancadas de chuva no decorrer do dia, já nesta sexta-feira (3).