Jovem corre risco de vida após ser baleado durante operação policial em comunidade de Santos (SP) — Créditos:: Arquivo Pessoal

Erick Marley, de 20 anos, foi baleado e morto em uma Operação da Polícia Civil realizada na noite da última terça-feira (9), na comunidade Vila dos Criadores, no bairro Alemoa, em Santos. O copeiro Rodrigo Marques, de 24 anos, levou dois tiros na ocasião e está internado em estado grave. Segundo a autoridade policial, os tiros foram dados em uma ação contra um ponto de drogas no bairro.

Rodrigo levou dois tiros na perna e teve uma parada cardiorrespiratória ao ser colocado na ambulância. A Prefeitura de Santos informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu duas vítimas. Posteriormente, Erick foi levado ao Pronto-socorro da Zona Noroeste, mas não resistiu aos ferimentos. O copeiro, por sua vez, foi encaminhado à Santa Casa de Santos e segue internado em estado grave.

Um irmão e a busca por Justiça

O irmão do copeiro, que preferiu não se identificar por medo de represálias, contou sobre como aconteceu a situação. Ele disse que algumas crianças brincavam na rua, enquanto Rodrigo conversava com os amigos. Segundo ele, a PM teria chegado atirando sem ser confrontada. “O meu irmão estava no lugar errado e na hora errada. Ele viu os policiais e, como todos os moradores, saiu correndo. Os policiais atiraram na perna dele”, relembrou.

Ele também falou que teme em sair às ruas após o irmão ser baleado. “Eu me sinto apavorado. Com medo que aconteça a mesma coisa com mais alguém. Ele é inocente. Eu só peço paz para a favela porque é muito difícil viver em um momento assim. Você dorme com um olho aberto e um fechado”.

Agora, os familiares de Rodrigo afirmam que querem buscar justiça. “Muitas mentiras foram contadas e isso destruiu nossa família. Minha mãe não para de chorar, eu durmo e acordo chorando, não consigo pensar em mais nada além do meu irmão. O foco é justiça pelo meu irmão”, disse ele.

SSP

Em nota, a Secretaria Estadual da Segurança Pública de São Paulo (SSP) disse que o homem de 20 anos morreu e o outro, de 24, ficou ferido após reagirem a uma abordagem policial no bairro Alemoa, em Santos.

Segundo a pasta, durante uma patrulha, PMs abordaram um homem de 27 anos que afirmou ser alvo do ‘Tribunal do Crime’, o qual deu informações sobre um ponto de venda de drogas na região aos agentes. No local indicado, os policiais foram recebidos com disparos efetuados por oito suspeitos, sendo que seis deles fugiram.

Dentre os baleados, Erick foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Noroeste, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Rodrigo, por sua vez, foi encaminhado à Santa Casa de Santos.

Uma mochila foi apreendida, além de uma quantia em dinheiro, um rádio comunicador, duas pistolas e drogas. Conforme a SSP, três armas da PM foram recolhidas para perícia. O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos.

Com informações do G1 e de A Tribuna