Os motoristas que precisam utilizar a balsa entre Santos e Guarujá, na tarde desta quarta-feira (27), precisam de muita paciência. Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Logística (Semil), o tempo de espera chega a duas horas do lado de Santos.
Conforme a pasta, a travessia de balsas opera com 80 minutos de espera em Guarujá, em função da alta demanda de veículos, motivada pela semana do Réveillon. No momento, a frota conta com sete embarcações em operação, sendo seis para veículos e uma para bicicletas. A capacidade total para essa operação de travessia seria de oito embarcações.
Para agilizar o embarque e desembarque, diante do movimento maior de veículos, e com o objetivo de reduzir o tempo de espera, a Semil adotou algumas medidas que valem para todo o sistema de travessias, como embarque e desembarque simultâneos; manutenção noturna dos equipamentos; operação Bate-Volta Vazia, na qual a embarcação volta vazia para a margem de maior demanda; cabines de pedágio operando com sua capacidade máxima; cobrança antecipada, com equipes nas filas, a fim de dar mais rapidez à operação, entre outras.
Além disso, de acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, ventos fortes, de até 74 km/h, podem atingir todo o litoral paulista até o final do dia.
Segundo a Semil, o mau tempo poderá impactar o sistema de travessias litorâneas, ampliando os tempos de espera e até provocando a interrupção temporária dos serviços.