Com reforço de mais de 2 mil policiais militares para a Baixada Santista e Vale do Ribeira, começa, na segunda-feira (18), a Operação Verão 2023-24. Os agentes devem permanecer na região até o fim de fevereiro.
Ao todo, serão 2.350 agentes da PM deslocados de todo o estado para o litoral de São Paulo, além de 288 veículos usados no patrulhamento.
O objetivo da ação é reforçar a segurança na Baixada Santista, principalmente nas praias e locais onde há um alto fluxo de pessoas. A intenção de reforçar o efetivo no verão acontece porque é um período em que milhões de turistas devem vir à Baixada Santista.
A solenidade de abertura da Operação Verão será às 10h30, na Praça Horácio Lafer, no Tejereba, Guarujá. Na mesma data, será inaugurada a Companhia de Força Tática do 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), além da assinatura de criação da 4ª Companhia Náutica do 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep).
Trânsito
As novidades no litoral paulista não ficarão apenas no reforço policial. A Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, realizou mudanças importantes para tentar melhorar o fluxo nas pistas.
A empresa terá aumento de 30% no número de trabalhadores atuando no período. Esse crescimento ocorre, especialmente, entre os profissionais como operadores de tráfego, socorristas e arrecadadores de pedágio, com o intuito de diminuir as filas nos pedágios.
A quantidade de veículos disponíveis para atendimentos também aumentará. Segundo a Ecovias, serão até 40 guinchos leves por dia, além de ambulâncias extras para casos de emergência.
Por fim, a última alteração fica no tocante à Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que dá acesso ao Guarujá. A faixa de acostamento da pista será estendida, podendo ser usada como faixa de tráfego, indo desde o entroncamento com a Rio-Santos até o pedágio. A ideia é melhorar o fluxo de veículos.