Santos se prepara para um final de semana repleto de arte, música e brincadeiras destinadas à criançada com o Projeto Balancê, que inicia suas atividades nesta sexta-feira (15). O evento, que acontecerá em espaços públicos das regiões da Orla, Morro, Zona Noroeste e Centro, é uma iniciativa gratuita viabilizada pelo Fundo de Assistência à Cultura de Santos – Facult.
O Balancê propõe uma experiência única ao unir música, brincadeiras e dinâmicas, convidando o público a explorar diferentes manifestações culturais. O projeto será conduzido por artistas que, por meio de atividades lúdicas e sensoriais, buscam estimular a imaginação das crianças e trabalhar conceitos como atenção, cooperação e cognição.
Lua Marina, diretora de produção e idealizadora do projeto, destaca a importância de proporcionar experiências culturais desde a infância. “É necessária a criação de referências culturais capazes de estimular a formação do próprio repertório de ideias e conceitos. Isso precisa ser estimulado nas crianças”, ressalta.
O Balancê resgata brincadeiras simples, promovendo desde o equilíbrio no ato de pular corda até atividades como “vivo e morto”. Com uma dinâmica de 60 minutos, o projeto culmina com um convite para as crianças prestarem atenção no pulsar de seus próprios corações.
O elenco do Balancê conta com artistas, como o músico Luciano Rocha, a dançarina Marília Fernandes e o artista circense Sidney Herzog. Embora as atividades sejam direcionadas para crianças de 5 a 9 anos, a proposta reflexiva é aberta a toda a família, que poderá desfrutar de um ambiente repleto de magia.
Cronograma de circulação do Balancê:
Dia 15/12 (sexta-feira) – 17h – Fonte do Sapo;
Dia 16/12 (sábado) – 15h – Jardim Botânico Chico Mendes – ZNO;
Dia 17/12 (domingo) – 10h – Praça do Sesc – 15h – Lagoa da Saudade, Morro Nova Cintra;
Dia 18/12 (segunda-feira) – 18h – Estação do Valongo.