José Virgílio Leal de Figueiredo, presidente do Instituto Arte no Dique, será homenageado com o Prêmio Periferia Viva em cerimônia prevista para esta quarta-feira (13), às 14 horas, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – ADUNB, na capital brasileira.
O Instituto Arte no Dique, organização não governamental com foco na transformação social na comunidade do Dique Vila Gilda, em Santos, destaca-se pelo impacto positivo gerado em uma área com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região e lar da maior favela sobre palafitas do Brasil.
O reconhecimento nacional se deve às iniciativas voltadas para a redução das desigualdades, qualificação e transformação dos territórios periféricos, promovendo participação e inserção social.
Premiação é promovida pelo Ministério das Cidades
O Prêmio Periferia Viva, promovido pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, tem como propósito destacar e premiar organizações e líderes cujo trabalho contribui para melhorias em comunidades periféricas. José Virgílio é um dos agraciados, representando o compromisso do Instituto Arte no Dique em promover mudanças nessas comunidades.
A premiação marca um momento significativo na trajetória de José Virgílio Leal de Figueiredo e ressalta o impacto das ações realizadas em prol da justiça social e desenvolvimento comunitário. O evento destaca não apenas as conquistas individuais, mas também o papel desempenhado pela instituição na construção de um futuro mais inclusivo e equitativo para as comunidades periféricas do país.