Moacyr Luz - Foto: Divulgação

Os amantes do samba estão com encontro marcado na noite desta quinta-feira (7), quando o cantor e compositor Moacyr Luz vem a Santos participar da sétima edição do Simpósio Nacional do Samba.

Líder e idealizador do icônico Samba do Trabalhador, considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro, Moacyr vai comandar a roda de samba junto com o grupo santista Macaco Velho, a partir das 21h30, na quadra da escola de samba X-9, à Rua Santos Dumont, 19, bairro Estuário.

A noite terá também show da bateria da Velha Guarda da X-9, com participação especial de Gustavinho, do Samba da Mangueira.

Toda programação é gratuita. Na mesma data e local Moacyr participa da mesa de debate “Samba e Sujeitos Periféricos”, às 17 horas, ao lado de Odair José Pereira, Spirito Santo, Luiz Espirito Santo, Odair Dias Filho e Danilo Symrot.

Moacyr é também ganhador de diversos Grammy Latinos e parceiro musical de Paulo César Pinheiro, Martinho da Vila, Guinga, Cristóvão Bastos, Hamilton de Holanda, entre outros.

A temática do simpósio este ano é “A memória está no corpo”. “Com a escolha deste tema procuramos explorar o samba como prática cultural que se preserva pulsando no fio da história em gestos, sons, cantos, roupas. Se por um lado o samba, uma cultura negra, sofreu um processo de marginalização e violências, por outro, ele resistiu e celebrou a vida. Por isso, nesta edição, olhamos para o samba não só como um ritmo, mas como uma forma de viver no mundo”, detalha a produtora Nanne Bonny.

O 7º Simpósio Nacional do Samba acontece entre 1º e 9 de dezembro, em Santos, e tem chancela da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, tendo sido contemplado no Proac. Apoio: Prefeitura de Santos, Sesc-Santos, Lamus – USP, Unifesp, Parque Balneário Hotel, projeto Memórias do Samba Santista e Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

Confira programação nos próximos dias:

Dia 7 (quinta-feira);

21h30 – Roda de Samba com Moacyr Luz, Macaco Velho e Velha Guarda da X-9 com participação de Gustavinho do Samba da Mangueira.

Local: Quadra da X-9.

Dia 8 (sexta-feira);

18h00 – Lazir do Jongo da Serrinha acompanhada do Jongo Zabelê, Coletivo Ojú Obá e Santo D’Casa convida Sandro Simões.

Local: Sedinha do Marapé.

Dia 9 (sábado);

A partir das 15h00 – Roda de Samba com Ouro Verde, Simone Ancelmo e Douglas Germano.

Local: palco do projeto cultural Chorinho no Aquário Ponta da Praia.