Foto: Reprodução/Prefeitura de São Vicente

Entre sábado (21), dia de sua inauguração, e domingo (22), mais de 10 mil pessoas compareceram ao Píer Nino Matos, ou o Píer do Pelé, localizado à Orla do Gonzaguinha, em São Vicente.

O novo ponto turístico da cidade é composto de um calçadão com um monumento com referências à camisa na qual o ex-jogador de futebol se eternizou. Além disso, há uma escultura que retrata a forma pela qual ele comemorava seus gols, com um soco no ar, e textos referentes ao Atleta do Século 20.

Ex-companheiros de Pelé no Santos dos anos 50 e 60 e da seleção brasileira compareceram no evento de inauguração do Pier.

Entre eles, Pepe (o maior artilheiro do Santos depois do Rei), Clodoaldo, Mengálvio, Edu, Lima, Manoel Maria, Abel e Nenê Belarmino. O hoje comentarista esportivo da TV Bandeirantes, o Craque Neto, também esteve no local. Em 1994, ele vestiu a camisa 10 em sua passagem pelo Santos. Edinho, filho de Pelé e ex-goleiro do Peixe, compareceu à cerimônia.

Nome oficial

O píer recebeu o nome de Nino Mato, em alusão ao falecido surfista vicentino Edemir de Matos Fernandes.

Surfista de destaque nacional nas décadas de 1980 e 1990, Nino foi morto com cinco tiros em 25 de janeiro de 2002, aos 38 anos, no bairro de Vila Valença. Após sua morte, a prefeitura o homenagegou dando seu apelido ao píer.