A Agência Nacional de Vigilância Sanitária realizou na manhã desta segunda-feira uma vistoria no navio Costa Fascinosa. De acordo coma Agência, nenhum tripulante está autorizado a desembarcar no Porto de Santos. A inspeção teve 3 horas de duração, encerrando-se às 12h30. Neste momento não há outros navios em Santos com suspeita de Covid-19.
O Costa Fascinosa tem 35 tripulantes com sintomas similares aos do Covid-19, 757 pessoas a bordo, além de oito pessoas internadas na Beneficência Portuguesa, em Santos. Dois deles tiveram resultado positivo para Covid-19 (homens de 28 e 42 anos).
O Cnavio está atracado no Terminal de Passageiros Concais. E, de acordo com o órgão fiscalizador, o objetivo é facilitar o monitoramento das condições a bordo, permitir a inspeção e realizar o atendimento de saúde em casos necessários.
Eles reiteraram que desde a determinação da quarentena no navio no dia 19/3, nenhum tripulante teve autorização para descer da embarcação, salvo aqueles que precisavam de assistência médica hospitalar. Destacaram ainda que a portaria 47/2020 da Casa Civil, já havia proibido o desembarque de qualquer estrangeiro no Brasil por via marítima.
A Anvisa garantiu que toda a tripulação está sendo mantida em suas cabines, sem acesso a áreas comuns do navio. O acesso a estas áreas se dá somente com a aprovação do comandante e por justificados motivos.
A temperatura de toda a tripulação está sendo verificada duas vezes ao dia e os resultados que causem alerta estão sendo informados à Agência pelo sistema de notificação.
Todas as refeições estão sendo deixadas na porta de cada cabine visando não haver trânsito no navio para alimentação. Todos os dias o navio está sendo higienizado com HB Quat da Ecolab.
Só tem acesso livre às dependências do navio os responsáveis por atividades preponderantes e não adiáveis. Foi solicitado o Medical log book para verificação e também o envio de relatório diário do estado de saúde dos tripulantes a bordo para acompanhamento.
Na inspeção desta segunda foram analisados os seguintes itens:
Condições de isolamento da tripulação (assintomáticos e sintomáticos);
Procedimentos de limpeza e desinfecção das áreas do navio;
Funcionamento do sistema de alimentação nos quartos, já que toda a tripulação está se alimentando nas cabines;
Sistema de climatização;
Rotina de preparo dos alimentos e de lavagem das louças e utensílios de cozinha;
Procedimentos para lavagem das roupas de cama e banho e roupas de uso pessoal.
Autoridade Portuária
A Santos Port Authority (SPA) informou que foi notificada acerca da decisão liminar concedida no âmbito do mandado de segurança impetrado pelo Município de Santos e se pronunciará nos autos tempestivamente. A saúde e a segurança dos funcionários e usuários do Porto são prioridades da gestão e a SPA, em consonância com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, vem tomando medidas que visam proteger seus empregados, clientes e parceiros de eventuais riscos de contágio, o que reflete, também, na preservação da saúde dos cidadãos. Cabe destacar que a SPA segue as recomendações e determinações das autoridades de saúde sobre as medidas de combate à covid-19.
Costa Cruzeiros
Costa Cruzeiros relatou que o navio Costa Fascinosa já estava em quarentena voluntária antes dessa determinação e assim irá permanecer. Todas as medidas de saúde necessárias, nessas circunstâncias, estão sendo realizadas e respeitadas diligentemente de acordo com as autoridades sanitárias locais. Há um médico a bordo, da Costa Cruzeiros, responsável por avaliar as condições de saúde dos tripulantes. Além disso, a Costa mantém os mais altos padrões de higienização e limpeza a bordo.
Matéria atualizada às 15 horas de 30/03/2020