No calor da vitória por 4 a 1 sobre o Vasco da Gama, na Vila Belmiro, o Santos perdeu quatro jogadores por suspensão para o duelo contra o Palmeiras, no próximo domingo (8), às 16 horas, na Arena Barueri.
O atacante Soteldo, o meia-armador Lucas Lima e o lateral Dodô estão suspensos e não jogam o clássico. Além disto, do banco de reservas, Rodrigo Fernández foi expulso e também será desfalque na próxima rodada.
Sem a presença dos três titulares, o efetivado Marcelo Fernandes vai ter que mexer no time titular.
Mudanças
Em seus dois jogos como técnico interino, Fernandes escalou o Santos no sistema 3-5-2, com Joaquim, João Basso e Dodô, como trio de zagueiros. Improvisado como defensor pelo lado esquerdo, Dodô poderá dar lugar a Messias.
A alteração aconteceu no jogo contra o Vasco e deve se repetir no clássico contra o Palmeiras. Se a primeira alternativa não for Messias, o clube pode recorrer a uma opção caseira. Jair Paula, que está voltando de uma lesão de ligamento cruzado na perna direita, treina entre os titulares, mas ainda não foi relacionado para os jogos do profissional, nem para os duelos do sub-20.
No meio-campo, o Santos, de Presuntinho – apelido dado pela torcida para Marcelo Fernandes –, tem Tomás Rincon, Jean Lucas e Lucas Lima. Com Lima fora, a tendência é de que Dodi ou Nonato entrem em seu lugar, a despeito de os dois serem volantes de origem. Assim, Jean Lucas seria colocado como responsável pela armação da equipe. Camacho e Luan Dias correm por fora pela vaga no setor.
Por fim, Soteldo e Marcos Leonardo formam a dupla de ataque. Sem Soteldo, são boas as chances de Steven Mendoza ser o titular no ataque. O avante colombiano se recupera de um estiramento na panturrilha direita e deve ficar à disposição da comissão técnica santista nesta semana
A segunda alternativa seria dar a primeira chance como titular para o récem-contratado Alfredo Morelos. Relatos de membros da comissão técnica e pessoas de dentro do clube, dão conta de que Morelos melhorou sua forma física e pode ganhar minutos no time titular.
Além disso, o atacante dá velocidade ao setor pode exercer a função de segundo avante, atuando nas costas de Marcos Leonardo.
Os “alas” do Peixe de Fernandes são Kevyson, pela esquerda, e Lucas Braga, na direita. Braga, por sua vez, poderia ser deslocado para formar dupla de ataque com Leonardo e, em seu lugar, Gabriel Inocêncio ou João Lucas, dois laterais-direitos de origem, faria a função de ala, porém com características defensivas. Julio Furch, Bruno Mezenga e Wesley Patati correm por fora para obter vaga no ataque.