O Santos continua na briga para não ser rebaixado à Série B em 2024. Com 24 pontos em 24 jogos até aqui, o clube da Vila Belmiro não faz uma boa temporada e muito se deve ao números fracos do setor defensivo, principalmente nos últimos jogos.
O retrospecto não é nada bom. A equipe santista está há 14 jogos consecutivos sofrendo gols. Com o setor vazado constantemente, o Santos se tornou a terceira pior defesa do campeonato, com 40 gols sofridos, à frente apenas do América-MG, com 50, e do lanterna Coritiba, com 53.
A sequência de duelos com a defesa levando gols começou na 11ª rodada, quando o clube perdeu por 2 a 0 para o Corinthians, na Vila Belmiro. A derrota causou a demissão de Odair Helmann.
Na mesma Vila, mas sob o comando do interino Claudiomiro, a equipe foi derrotada por 3 a 2 para o Flamengo.
Nem mesmo a chegada de Paulo Turra, freou a peneira que se tornou a defesa do time: em seis jogos sob a batuta do então novo técnico no Brasileirão foram 14 gols sofridos, com uma vitória, dois empates e três derrotas.
Veio o uruguaio Diego Aguirre, mas nada mudou: em cinco jogos, foram 12 gols sofridos e apenas uma vitória. No último compromisso, contra o Bahia, vitória por 2 a 1, porém a defesa não passou incólume.
Desafio contra o Vasco
Na partida contra o Vasco, o Santos precisa interromper a marca negativa para obter a segunda vitória seguida na competição e fugir da zona do rebaixamento. O time carioca vem embalado no torneio, graças a cinco vitórias nos últimos oito jogos. Com 26 pontos e em 15° lugar na tabela, o confronto contra o Alvinegro é um duelo direto pela briga contra o descenso também para os vascaínos.