Foto: Reprodução

Para celebrar o mês de luta das mulheres por uma sociedade justa e igualitária, além da criação do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS), que em março de 2023 completa oito anos, será realizada uma live com oito figuras femininas de destaque.

“Mulheres na Economia Solidária” é o tema do evento online, que acontece na segunda-feira (6), a partir das 18 horas.

As participantes são integrantes de empreendimentos econômicos solidários da Baixada Santista, Araraquara e Osasco.

Serão abordados temas como a emancipação das mulheres pela economia solidária, desafios, superações e reciprocidade como fator de fortalecimento político na militância e nas relações cotidianas. 

Elas atuam em diferentes segmentos e, por isso, o objetivo da organizaão é que a experiência de cada proporcione ensinamentos para outras mulheres integrantes de empreendimentos econômicos solidários, gestoras de políticas públicas, pesquisadoras, estudantes e, principalmente, para aquelas mulheres que desejam ingressar na economia solidária.

A transmissão será feita pelo canal do YouTube e pelo Facebook do FESBS.

Veja quem são as participantes:

Helena Francisco da Silva, presidenta da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Acácia, de Araraquara, São Paulo.

Itamirim Morubixaba, da aldeia Tabaçu Reko Ypy, de Peruíbe, que tem organização sólida de Turismo de Base Comunitária.

Imaculada Favini, diretora da União das Mulheres Produtoras da Economia Solidária de Peruíbe (UMPES) e integrante do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista.

Francisca Eliene, presidenta do Conselho de Economia Solidária de São Vicente e da Associação Comunitária Flor do México, também de São Vicente, além de integrante da Secretaria Executiva do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista.

Andresa Nunes, presidenta do Conselho de Economia Solidária de Peruíbe; integrante da UMPES e da Secretaria Executiva do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista.

Letícia Souza da Silva, presidenta da Cooperativa Panelas Unidas de Araraquara.

Janiléia Silva, representante do coletivo de artesanato Atosol – Comercialização em feiras e eventos. Cocriadora do Projeto Trilha Orgânica, representante do Fórum Oeste Metropolitano de Economia Solidária FOMESP, integrante da coordenação do Fórum Paulista de Economia Popular Solidária (FOPES), integrante do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC Osasco) e representante da união Brasileira de Mulheres.

Alcielle dos Santos será a mediadora. Presidenta da Cooperativa de Professores Cipó Educação, de Santos, e integrante da Secretaria Executiva do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista.