Apesar de os números de casos e mortes ainda preocuparem a maioria da autoridades sanitárias, o governo do estado de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (17), o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes fechados.
A medida foi decretada pelo governador João Doria (PSDB) e desobriga a utilização do acessório nessas áreas em todas as cidades do estado, exceto no transporte público e unidades de saúde.
“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico, que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, declarou Doria.
O tucano comemorou nas redes sociais: “Finalmente sem máscaras! Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores. Estou muito feliz!”, tuitou.
Medida tem efeito imediato
O novo decreto tem efeito imediato. Com isso, a utilização se torna opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros.
Outro dado relevante considerado é que, pela sexta semana consecutiva, há quedas de internações nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de enfermaria. Na última semana ocorreu redução de 18,5% em novas internações.
Com informações da CNN Brasil