A Estação da Cidadania de Santos recebe, neste sábado (19), das 17 às 20 horas, um evento que pretende discutir a importância da água e a luta das mulheres relacionadas com o tema, pela ausência de políticas públicas que as afetam.
“O tema faz um link entre as mulheres que sofrem todas as violências produzidas por uma sociedade capitalista, machista e racista com a questão da água, o esgotamento sanitário e a defesa da vida plena”, explicam os organizadores.
A programação começa com a exibição do filme “A Fonte das Mulheres”, às 17 horas, e será seguida pela roda de conversa, com mediação de Aldenir Dida Dias dos Santos, mestre em Educação Social, doutora em Ciências Sociais e pesquisadora das relações étnico-raciais e de gênero, além de coordenadora das Promotoras Legais Populares, as PLPs.
O filme mostra a situação vivida pelas mulheres que buscam água em lugar muito distante sob um sol intenso, em um povoado entre o norte da África e o Oriente Médio.
A partir do questionamento sobre a dureza do trabalho e das relações, uma das personagens faz uma revolução e lidera greve de sexo, o que força os homens a realizar o trabalho. O filme é de 2012 e tem direção de Radu Mihaileanu.
A realização é da Água e Luta: substantivos femininos. Para participar é necessário enviar inscrição para o e-mail [email protected]. A Estação da Cidadania fica na Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande, Santos. É obrigatório o uso de máscaras.
Palestra no dia 23 vai debater Projeto Água Viva
Também será realizado no mês de março um evento sobre o Projeto Água Viva, no dia 23, das 14 às 16 horas, em frente à Estação da Cidadania. A palestra estará a cargo da bióloga e ornitóloga Sandra Regina Pivelli, que, em uma unidade móvel de Educação Ambiental, vai trazer a temática das águas. Será efetuada uma atividade adaptada no auditório da Estação.
Em razão da pandemia da Covid-19, a participação do público estará limitada a 40 pessoas, que deverão fazer inscrição prévia pelo e-mail [email protected].