Por Henrique Rodrigues
A nova onda de contaminações pela variante Ômicron do Sars-Cov-2, o coronavírus que provoca a Covid-19 e assombra o mundo há quase dois anos, chegou também ao futebol. Nas últimas 24 horas, jogadores, técnicos e dirigentes de clubes de todo o planeta vêm anunciando que seus testes deram positivos para a doença.
Ronaldo Fenômeno, o mítico atacante brasileiro pentacampeão do mundo e um dos maiores jogadores da história, que recentemente anunciou a compra do Cruzeiro Esporte Clube, de Belo Horizonte (MG), time que o projetou, precisou cancelar o evento em que se apresentaria aos conselheiros e sócios como “patrão” da raposa depois que seu exame para Covid-19 deu positivo. A nova data para a cerimônia ainda será escolhida, já que anterior, este domingo (2), marca o aniversário de 101 anos do clube.
Outro boleiro que foi diagnosticado com o vírus da Covid-19 foi o argentino Lionel Messi, que há poucos meses chegou ao Paris Saint-German após 18 anos como ídolo do Barcelona. Um dos maiores de todos os tempos, Messi informou que está bem e já se encontra de volta à capital francesa, depois de passar o Natal na Argentina, onde possivelmente se contaminou, visto que seu teste deu positivo assim que ele desembarcou em Paris. Outros três atletas de seu clube também tiveram resultado reagente para o Sars-Cov-2: Juan Bernat, Sergio Rico e Nathan Bitumazala. Todos estão em isolamento.
Na Itália e na Inglaterra
Quem também precisará ficar confinado é o capitão da Juventus de Turim e da seleção italiana, Giorgio Chiellini. O xerife da Vecchia Signora não participará do jogo de retomada do Campeonato Italiano, contra o Napoli, marcado para o dia 6. Os dirigentes da equipe alvinegra dos alpes informaram que outros dois jogadores, Carlo Pinsoglio e Arthur Melo, também estão isolados depois de serem detectados com o coronavírus.
Outro que está fora de circulação e precisará se manter isolado por conta do vírus que provoca a Covid-19 é o alemão Jürgen Klopp, técnico do Liverpool. Ele recebeu o resultado positivo de sua testagem logo no primeiro dia do ano e não poderá comandar o time da terra dos Beatles na partida de retorno do Campeonato Inglês contra o Chelsea, na tarde deste domingo (2). A assessoria de imprensa do Liverpool informou que mais três atletas desfalcarão o time neste jogo devido à Covid-19, mas não revelou os nomes.