Por Carolina Fortes
O ator Alec Baldwin, 63 anos, acidentalmente matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e feriu o diretor Joel Souza, 48, ao descarregar uma arma cenográfica no set das gravações do filme “Rust”.
Segundo o “The New York Times“, o tiroteio aconteceu no Rancho Bonanza Creek, em Santa Fé, no Novo México, durante uma cena que estava sendo ensaiada ou gravada. “Estamos tentando determinar agora como e que tipo de projétil foi usado na arma de fogo”, disse Juan Rios, porta-voz do Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé.
Ninguém foi preso e investigadores conversam com pessoas para saber exatamente o que aconteceu. Segundo o “Santa Fe New Mexican“, uma fonte próxima disse que Baldwin foi interrogado e estava chorando. A polícia confirmou que foi ele que disparou a arma.
Baldwin estava filmando uma cena que exigia que alguém disparasse uma arma cenográfica e os estilhaços dos tiros atingiram Hutchins e Souza no set de filmagens. Uma das teorias aponta que houve a falha de ignição do objeto. Porém, ainda não está claro se a pessoa que carregou a arma por engano colocou balas dentro ou se algo se alojou no cano.
Halyna foi levada de avião para o Hospital da Universidade do Novo México, em Albuquerque, mas não resistiu. Souza foi encaminhado ao Centro Médico Regional Christus São Vicente, em Santa Fé.
Elenco devastado
Em nota, a produtora do filme, “Rust Movie Productions LLC”, disse que “todo o elenco e a equipe estavam devastados pela tragédia” e enviou “condolências à família e entes queridos de Halyna”.
“Paramos a produção do filme por um período indeterminado e estamos cooperando totalmente com a investigação do Departamento de Polícia de Santa Fé. Estaremos fornecendo serviços de aconselhamento a todos os ligados ao filme enquanto trabalhamos para processar este terrível evento”, afirmou.
A diretora de fotografia havia publicado em sua página no Instagram, há dois dias, um vídeo andando de cavalo. “Uma das vantagens de filmar um faroeste é andar a cavalo no seu dia de folga”, escreveu.