Os municípios da Baixada Santista negaram a informação de que 460 doses vencidas do imunizante da AstraZeneca, contra a Covid-19, foram aplicadas na região. O dado foi revelado pelo jornal Folha de S.Paulo e tem como base registros oficiais do Ministério da Saúde.
Segundo a reportagem, Santos aparece entre as dez cidades do país que mais aplicaram vacinas vencidas, com 358 doses.
A prefeitura do município disse que não disponibilizou vacinas vencidas e que de todos os lotes citados apenas o 4120Z005, com validade para 14/04/21, foi recebido, em 26 de janeiro.
Ainda conforme a administração municipal, no mesmo dia, as doses foram encaminhadas aos hospitais, unidades de pronto atendimento e Samu para que as instituições aplicassem as doses aos profissionais de Saúde.
Guarujá
O município de Guarujá, que teria aplicado 42 doses fora do prazo, também nega. De acordo com a prefeitura, dos oito lotes que a cidade teria recebido, somente dois chegaram ao município.
O primeiro, de número 4120Z005, entregue no dia 27 de janeiro, com 3.530 unidades, teve sua última dose aplicada no dia 2 de março. O vencimento era 14/04/2021.
O segundo, o CTMAV520, entregue no dia 26 de abril, com 1.220 doses, teve sua última aplicação em 13 de maio. O vencimento era 31/05/2021.
Itanhaém
A reportagem diz, ainda, que Itanhaém aplicou 14 doses fora do prazo. A prefeitura divulgou que, em 26 de janeiro, recebeu 1.070 doses do lote 4120Z005, com vencimento em 14 de abril e que foram usadas em janeiro e fevereiro, antes do vencimento.
Peruíbe
Em Peruíbe, 12 doses teriam sido aplicadas fora do prazo. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que o município não recebeu o lote mencionado.
São Vicente
São Vicente teria aplicado 16 doses fora do prazo de validade. A prefeitura, através da Secretaria da Saúde (Sesau), disse que recebeu a vacina do lote 4120Z005 e distribuiu para as unidades de saúde em fevereiro. O vencimento do frasco expirava em 14 de abril, portanto, não estavam vencidas.
Mongaguá
Mongaguá também desmentiu que tenha aplicado duas doses fora do prazo. A prefeitura afirmou que, dos lotes mencionados, o município recebeu o de número 4120Z005, com vencimento no dia 14 de abril, que foi aplicado dentro da validade, no final de janeiro e na primeira quinzena de fevereiro.
Cubatão
A cidade de Cubatão teria usado 13 imunizantes vencidos. Segundo a prefeitura, a Secretaria de Saúde acionou o Serviço de Vigilância Epidemiológica para fazer um levantamento da situação e identificar as pessoas que, supostamente, tenham recebido doses de lotes vencidos.
Praia Grande
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, que teria usado três doses vencidas, afirmou que não recebeu nenhum dos lotes mencionados.
O que aconteceu, segundo a prefeitura, é que no momento de passar para o sistema do governo do estado, três pessoas vacinadas foram incluídas com lote errado. Teria sido erro de digitação.
Com informações de A Tribuna