Foto: Reprodução

A obsessão de Jair Bolsonaro e sua equipe por privatizar tudo chega ao limite do absurdo. O projeto BR dos Rio, trabalhado por técnicos do Ministério da Infraestrutura, está na fase de análises e uma das propostas é a privatização de rios navegáveis, com cobrança de pedágios nas hidrovias, de acordo com reportagem de Giulia Fontes, no UOL.

Especialistas afirmam que a navegação por rios é importante, porque reduz o custo de fretes em relação a caminhões e trens, além de baratear produtos para o consumidor final. Porém, representantes de caminhoneiros garantem que vão se opor ao projeto, pois pode prejudicar a atividade deles.

Segundo avaliação de representantes do setor de logística e transporte, a ideia do governo ainda está no início. No entanto, integrantes do Ministério da Infraestrutura admitiram que o projeto pode contemplar a concessão de rios ao setor privado, o que abriria espaço para que fossem adotados pedágios nas hidrovias.

Intenção real

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega), Raimundo Holanda, destaca que a navegação de rios no Brasil “precisa mudar”, porque há muita burocracia e poucos investimentos. Porém, a intenção real do governo é “privatizar” os rios.

“Nós não temos hidrovias, temos rios navegáveis que precisam de muita infraestrutura. Mas os investimentos não vão sair de uma hora para outra, não é como recapear uma rodovia. A verdadeira intenção do governo é privatizar nossos rios, cobrar pedágio”, disse.