O cenário de sábado (13) de sol se transformou em Santos. As praias da cidade amanheceram completamente vazias. A fase emergencial, estabelecida pelo governo de São Paulo com o objetivo de evitar o aumento da pandemia do coronavírus, determinou o fechamento das praias a partir de segunda (15).
No entanto, a prefeitura de Santos decidiu antecipar o bloqueio, para evitar a movimentação de turistas e moradores no fim de semana nas praias da cidade.
A faixa de areia estava completamente vazia. A cena é oposta ao que se viu em outros finais de semana, principalmente em janeiro, quando moradores e turistas se aglomeraram, não respeitaram o distanciamento e a utilização de máscaras de proteção contra a Covid-19.
Gradis e telas foram instalados, na sexta-feira (12), para proibir o acesso às praias de turistas e moradores. A Guarda Municipal fará rondas, até durante a madrugada, para evitar atos de desrespeito à medida.
Proibições
A faixa de areia está proibida para quaisquer atividades. Porém, o calçadão continua liberado. Não são permitidos ambulantes na areia, acesso às barracas, cadeiras e guarda-sóis, além de atividades físicas e esportivas dentro e fora do mar.
“Nessa situação, estamos sendo mais rígidos do que o Governo do estado, porque a preocupação não é só com a nossa população, mas é para coibir que pessoas de outras regiões venham para a praia”, disse o prefeito Rogério Santos (PSDB).