Pela sexta semana seguida, a taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil ficou acima de 1, o que indica que a pandemia continua em expansão no país. O índice é calculado semanalmente pelo Imperial College de Londres. Sua versão mais atual foi divulgada nesta terça-feira (9).
O Rt, como é denominado, ficou em 1,02. A taxa indica que cada 100 pessoas infectadas com o Sars-Cov-2 o transmitem para outras 102. Para uma região ser considerada com a pandemia em estágio de redução, é necessário que a taxa fique abaixo de 1 por ao menos duas semanas.
E a projeção feita pelos pesquisadores não é otimista. Para os próximos sete dias, eles estimam que a taxa fique entre 0,91 e 1,05. Nas últimas semanas, as estimativas traziam intervalos com índices que começavam em valores menores do que 1, mas a taxa efetiva sempre se mostrou acima dele.
Na semana encerrada na segunda-feira (8), o instituto contabilizou 7.368 mortes devido à Covid-19 no Brasil. Para essa próxima semana, os pesquisadores estimam que o número vá chegar a 7.460, podendo variar de 7.030 a 7.960. Ou seja, de qualquer maneira, pelos cálculos dos especialistas do Imperial College, o Brasil vai seguir com a triste média diária de mais de mil mortes devido à Covid-19 na próxima semana.