Trabalhadores do Banco do Brasil (BB) vão realizar, nesta quinta-feira (21), novo Dia Nacional de Lutas contra a reestruturação proposta pela direção da instituição financeira. Em Santos, haverá manifestação em frente à agência Gonzaga, Avenida Ana Costa, 486, das 10 às 12 horas.
No ato haverá distribuição de carta aberta, cartazes e faixas para esclarecer o prejuízo que a restruturação causará. Estão previstos o fechamento de quase 400 agências e outras unidades do BB, além da demissão de 5 mil funcionários. Também está sendo proposta pelo sindicato da categoria uma paralisação nacional no próximo dia 29.
Em Santos, no dia 15 de janeiro, já foram paralisadas as unidades das ruas XV de Novembro e D. Pedro II. Também foram realizadas reuniões com funcionários e a primeira plenária.
Conscientização
“Temos que conscientizar clientes, parlamentares, prefeitos e população em geral sobre os prejuízos que a proposta do governo federal e da direção do Banco do Brasil pode provocar. Vivemos uma pandemia, estamos com mais de 14 milhões de desempregados e eles querem demitir 5 mil pessoas, fechar agências que atendem cidades isoladas do interior, além de tentarem desmontar um banco público essencial para a economia brasileira”, aponta Eneida Koury, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionária do BB.