A logística para distribuição da vacina contra o coronavírus por pouco não terminou em nova tragédia na manhã desta terça-feira (19). Um avião monomotor do governo do Paraná levando vacinas fez uma curva errada e entrou em rota de colisão com um Boeing 737-800 da GOL.
A informação consta em um áudio da frequência de Controle Aéreo, que foi divulgado pelo site Aeroin, especializado no setor (ouça aqui).
O monomotor, um Cessna 208, decolou do Aeroporto Bacacheri, em Curitiba, e ao fazer a curva errada entrou em rota de colisão com o Boeing, que havia decolado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, rumo ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense.
No áudio, a controladora de voo faz o alerta pedindo para os pilotos do Boeing abandonarem a aproximação com o aeroporto paranaense.
Curva
Ouve-se, então, o som do desligamento do piloto automático e os pilotos da Gol iniciam uma curva para evitar a colisão aérea, confirmando TCAS RA, que é o Resolution Advisory, um comando de voz para evitar uma colisão, indicando para subir ou descer.
Segundo o site, este aviso de RA só é dado quando o jato está a 3 milhas náuticas (5,5km) de distância da outra aeronave ou a 25 segundos ou menos do impacto.