O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, declarou que encaminhou ao Ministério Público (MP) uma lista de 19 cidades de São Paulo que não seguiram a determinação do governo.
Pela decisão, todos os municípios do estado deveriam voltar à fase vermelha do “Plano SP”, nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro de 2021.
Dessa forma, todas cidades serão notificadas e poderão responder judicialmente pelo descumprimento.
As prefeituras que não aderiram mantiveram as cidades na fase amarela, que permite a abertura de bares, restaurantes, academias, salões de beleza e comércio.
“Quando o município não segue as regras determinadas pela ciência, nós notificamos o município dessa irregularidade e encaminhamos para o Ministério Público, que tem sempre tomado as medidas cabíveis quanto a isso. Nós vamos trabalhar essa estratégia até o fim da pandemia, sempre conscientizando as pessoas e mobilizando os gestores, que devem zelar pela vida da população de seu território”, afirmou o secretário, em entrevista à GloboNews, neste domingo (27).
Lista de quem não aderiu
Grande São Paulo: Mogi das Cruzes e Cotia; Litoral Sul e Baixada Santista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.
Litoral Norte: São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela; Interior: Bauru, Olímpia, Catanduva e Socorro.
Com informações do G1