O governo Jair Bolsonaro, por meio do Ministério da Saúde, confirmou na noite desta quarta-feira (9) o primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil. A paciente é uma médica de 37 anos que mora em Natal e trabalha também Paraíba.
Segundo informações do site do ministério, a médica teve a doença em junho, se curou, e teve resultado positivo novamente em outubro – 116 dias depois do primeiro diagnóstico.
“As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas”, diz o texto.
As duas amostras foram enviadas ao Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz, no Rio de janeiro, que confirmou o caso em meio à segunda onda do coronavírus, que já matou mais de 178 mil brasileiros.
Na nota, o ministério “alerta que o caso reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constantes das mãos e o uso de álcool em gel”.
“O Governo Federal está buscando o mais rápido possível a vacina confiável, segura e aprovada pela Anvisa, para que todos os brasileiros que desejarem possam ser imunizados”, diz o texto.