Fotos: Divulgação

Uma manifestação reuniu centenas de mulheres, neste domingo (8), na Praça da Independência, em Santos. O tema do protesto foi exigir “Justiça para Mari Ferrer”. A manifestação foi pacífica e não teve vinculação partidária.

O caso de Mariana Ferrer e o tratamento dado à jovem durante seu julgamento, no qual ela foi ofendidas e humilhada várias vezes pelo advogado do réu, causou indignação, reação do Conselho Nacional de Justiça e críticas de ministros de tribunais superiores, entre eles, Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A influencer acusa o empresário André de Camargo Aranha de estupro, cometido em dezembro de 2018, durante uma festa em Florianópolis. Ele foi absolvido, apesar de vários indícios incriminá-lo.

Durante o protesto, as mulheres carregaram cartazes com frases contra a violência sexual e fizeram oito minutos de silêncio, em respeito às vítimas de estupro. Além disso, várias mulheres expuseram sua indignação com o caso, por intermédio de palavras, músicas e poemas.

Redes sociais

A ideia do protesto, criado e divulgado pelas redes sociais, surgiu em conjunto por várias mulheres da cidade e agregou entidades e coletivos feministas, como Associação Cultural José Martí da Baixada Santista, Ciranda Materna Baixada Santista, Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, Coletivo Feminista Classista Maria vai com as Outras, Frente pela Legalização do Aborto Baixada Santista, Organização Anarquista Socialismo Libertário e Promotoras Legais Populares de Santos.

Com informações do G1