Foto: Douglas Arraes CB/CBSP

O Corpo de Bombeiros decidiu paralisar, momentaneamente, as buscas por desaparecidos em Santos e em São Vicente. O risco de desabamento nas áreas onde estão sendo procuradas as vítimas fez com que a medida fosse tomada.

Algumas casas que ficam no topo do Morro São Bento, em Santos, deram sinais de desabamento. Esse é o local que oferece mais perigo, de acordo com os bombeiros. Quatro pessoas da mesma família continuam desaparecidas.

“Vamos ter uma avaliação do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para que a gente possa continuar os trabalhos e desenvolver as ações de buscas naquele local. Ainda há quatro vítimas desaparecidas”, disse, ao G1, o capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros do estado.

Conforme suas informações, as buscas devem acontecer sem interrupções, a menos que haja perigo. “Por causa dessa fase de emergência, há a necessidade de a gente utilizar outros meios, técnicas com máquinas, principalmente, sendo mais incisivo no terreno. As questões de segurança serão somente os fatores impeditivos”.

Depois de examinar a situação, um engenheiro da prefeitura chegou à conclusão que existem trincas no terreno do Morro São Bento. Essas trincas podem desabar na parte onde estão sendo feitas as buscas.

“Houve necessidade de paralisação. Estamos aguardando o assentamento do terreno. O dia está bem quente, pode evaporar a água, melhorar a situação no local e, assim, a gente pode continuar fazendo uma nova checagem para a continuidade dos trabalhos dos 41 bombeiros”, afirmou.

Pedra gigante

Já em São Vicente, os bombeiros tentam encontrar um homem desaparecido. No entanto, as equipes foram obrigadas a suspender os trabalhos por risco de novos deslizamentos. Uma pedra muito grande está prestes a cair.

Em contrapartida, em Guarujá, no Morro do Macaco Molhado e na Barreira, os trabalhos de buscas continuam. As equipes começaram a utilizar máquinas para ajudar nos resgates.

Com informações do G1