Por Ivan Longo, da Revista Fórum
A retomada das aulas presenciais em meio à pandemia do coronavírus, que ainda está longe de ser controlada no Brasil, causou novos surtos da doença em inúmeros países da Europa e, aqui, o alerta já foi ligado em Belém, no Pará, após a confirmação de, ao menos, um caso de Covid-19 entre alunos de uma escola particular.
Nesta terça-feira (13), o Colégio Marista divulgou um comunicado oficial, no qual informa sobre o diagnóstico positivo de um aluno do 3º ano do ensino fundamental. Quem reportou a doença ao colégio foi a própria mãe da criança e, diante da informação, a instituição decidiu suspender as aulas novamente.
“Desde o início do período de isolamento social como medida de prevenção ao novo coronavírus as decisões estão pautadas em consonância com as orientações de saúde e educação dos órgãos competentes. Neste sentido, respeitando o Protocolo de Biossegurança do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, comunicamos que no dia 11 de outubro de 2020 o colégio foi informado pela genitora de uma estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, turma B, do teste positivo para o Covid -19. A criança está bem e assintomática”, diz o comunicado.
O colégio informa, ainda, que as aulas presenciais serão retomadas no dia 22 de outubro, e pede para que os pais e responsáveis avisem imediatamente sobre testes positivos de alunos para a doença.
Dois casos
Ao site regional Diário Online, testemunhas relataram que são, ao menos, dois alunos do Colégio Marista que estariam com coronavírus, e ambos seriam da mesma família.
As aulas presenciais da rede particular em Belém foram retomadas no dia 1º de setembro, enquanto as escolas da rede pública municipal reabriram no último dia 14. A retomada das aulas presenciais na rede pública estadual foi adiada novamente e a previsão é que os alunos voltem às escolas no final de outubro.