A expectativa das autoridades se confirmou e, assim como no sábado (5), milhares de banhistas lotaram as praias da Baixada Santista neste domingo (6). No segundo dia do fim de semana, centenas de banhistas desrespeitaram as determinações de utilização obrigatória de máscaras de proteção contra o coronavírus. Além, disso, aglomerações foram registradas em praticamente todas as praias da região.
Em Santos, a Guarda Civil Municipal (GCM) multou moradores e turistas que insistiam em não usar a máscara. Segundo a prefeitura, quase 3 mil banhistas e praticantes de atividades físicas foram alvo de fiscalização, entre este sábado e domingo.
A GCM fez 2.063 orientações sobre uso da faixa de areia, 887 a respeito do uso obrigatório de máscara facial, duas autuações referentes a cachorro na faixa de areia e aplicaram o total de 44 multas pelo não uso da máscara.
O mesmo panorama foi observado em Guarujá. As praias estiveram lotadas ao longo do domingo. Em vários trechos das praias da Enseada, Astúrias e Pitangueiras, banhistas foram flagrados desrespeitando as recomendações das autoridades para manter o distanciamento e utilizar máscara.
No terceiro dia da “Operação Independência” no Guarujá, os fiscais da prefeitura realizaram 753 abordagens por abusos. As equipes mandaram a retirada de 639 cadeiras e guarda-sóis instalados na faixa de areia e o desmonte de mais 20 tendas.
Litoral Sul
Em Praia Grande, muitos banhistas também ignoraram a pandemia e lotaram as praias, com muitos registros de aglomerações. Em Itanhaém e Peruíbe, a orla também foi tomada por turistas neste domingo, com desrespeito ao distanciamento social e falta do uso de máscara de proteção.