Como era esperado, apesar da pandemia do coronavírus, turistas ignoraram as recomendações das autoridades sanitárias e o apelo dos prefeitos e lotaram as praias da região, até o momento, durante o final de semana prolongado.
Segundo estimativas da Ecovias, mais de 200 mil veículos desceram a Serra em direção às cidades da Baixada Santista e litoral, até a manhã deste domingo (6).
Em Santos, toda a orla foi tomada por turistas. Entre 7 e 17 horas de sábado (5), banhistas e praticantes de esportes que passaram pela praia foram alvo de fiscalização da prefeitura de Santos, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM).
Nas outras cidades da região, o cenário foi o mesmo, com praias lotadas e ocorrências de desrespeito às recomendações de distanciamento social.
Em todos os municípios da Baixada, as praias estão liberadas para a prática de esportes individuais, assim como banho de mar e esportes na água. A única cidade que permite o uso de cadeiras e guarda-sóis é Peruíbe.
No último dia 1º, prefeitos das nove cidades da Baixada Santista solicitaram ao governador João Doria (PSDB) reforço de policiais militares para tentar evitar a superlotação das praias no final de semana prolongado.
O pedido foi feito depois de um fim de semana de praias lotadas, que preocupou autoridades sanitárias. Foram registradas aglomerações e muitas pessoas sem máscaras.
Litoral Norte
O movimento nas praias do Litoral Norte chegou a ser comparado ao dos dias de temporada de verão. Neste período, a região costuma receber cerca de 1,5 milhão de turistas por fim de semana.
Neste sábado (5), na região, a maioria dos turistas não usava máscara de proteção contra o coronavírus e não respeitava o distanciamento social. Guarda-sóis e cadeiras de praia eram usadas livremente. Também não havia fiscalização por parte das prefeituras.