O sociólogo italiano Domenico De Masi é uma das atrações do CriAtivar – Foto: Divulgação/Anitec

Santos será sede do 1º Festival Internacional de Criatividade, Inovação e Sociedade (CriAtivar). O evento, de 24 a 27 de setembro, terá mais de 40 atividades online gratuitas, divididas em quatro eixos temáticos: Cidadania Criativa; Tecnologia, Inovação, Negócios e Empreendedorismo; Futuro, Sustentabilidade, Impacto e Cidadania; e Criatividade, Cultura e Arte.

Especialistas nacionais e internacionais debaterão temas como economia criativa, inovação, construção de uma nova sociedade e novos paradigmas da economia local e mundial.

Confirmaram participação nomes como Brian Solis (escritor, antropólogo digital e futurista); Domenico De Masi (sociólogo italiano, formulador do conceito do ócio criativo); Ana Carla Fonseca (vencedora do Prêmio Jabuti, categoria Economia); Luiza Voll (Contente); Facundo Guerra (empresário); Helena Bertho (gerente de comunicação da Coca-Cola); Ana Fontes (empreendedora social); Glamour Garcia (atriz).

E mais: Watatakalu Yawalapiti (liderança indígena no Alto Xingu); Luli Radfahrer (professor, Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP); Heitor Dhalia (sócio da Paranoid e diretor de filmes como “O Cheiro do Ralo” e “Serra Pelada”), entre outros.

Organização

O festival é organizado pela DCovas Projetos Culturais e Corporativos, LAB 4D e Zopp Criativa; a curadoria é do Atelier do Futuro e realização do governo do estado de São Paulo, via Proac. As atividades serão transmitidas pelas redes sociais do CriAtivar (@festivalcriativar).