Sofisticada visualmente e tematicamente, “Batman: A Série Animada”, exibida de 1992 a 1995, transformou as adaptações dos super-heróis das histórias em quadrinhos para a televisão. Agradaria aos antigos fãs do personagem, bem como adultos e crianças. Muito de seu êxito está nas influências de seus realizadores: o investimento em diferentes movimentos de câmera, a fotografia, o design ágil dos personagens e as referências cinematográficas, principalmente ao expressionismo alemão, herança direta dos dois filmes dirigidos pouco tempo antes por Tim Burton, e o noir.
“Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV” é uma análise feita pelo jornalista e crítico de cinema André Azenha, que passa pela história do Batman até os anos 1990, apresenta os contextos e principais características do expressionismo alemão, os filmes noir, passa pela obra de Tim Burton e chega à análise do seriado.
“Este livro é a minha dissertação de mestrado, mas adaptado, com o intuito de servir de pesquisa para acadêmicos, estudantes, mas também agradar aos fãs do Batman, de histórias em quadrinhos, de heróis em geral e quem deseja conhecer mais sobre o personagem e esse programa televisivo que marcou gerações”, ressalta André.
O livro é editado pela Amavisse, o selo de publicações acadêmicas da Editora Patuá, uma pequena editora independente que já ganhou três vezes o Prêmio Jabuti (com mais de 10 indicações), duas vezes o Prêmio São Paulo de Literatura (com mais oito indicações) e o Prêmio Casa de las Américas, de Cuba, como melhor romance de 2018, entre outras premiações. A obra já está em pré-venda online, com entregas a partir da segunda quinzena de outubro. O preço do exemplar é R$ 40.
“Para compreender o impacto da série, o autor foi em busca das inspirações dos próprios criadores de Batman: os sombrios filmes expressionistas alemães dos anos 1920 e seus legítimos herdeiros hollywoodianos – os filmes noir. Com ampla pesquisa visual, André Azenha demonstra, em suas análises, como a série animada foi capaz de reconhecer e, ao mesmo tempo, reinventar as referências originais do Homem-Morcego. Um livro obrigatório para os fãs brasileiros de Batman”, escreve a professor doutora Laura Loguercio Cánepa no texto de orelha do livro.
“O estudo que Azenha realizou em Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV é um daqueles trabalhos em que o pesquisador ou fã dos quadrinhos se pergunta: por que eu não pensei nisso? Nessa obra, ele nos convida a viajarmos no tempo para uma experiência de descoberta do Cavaleiro de Gotham e das revistas em quadrinhos, além das inovações de Batman A Série Animada, com influências do expressionismo alemão e do film noir”, ressalta o professor e mestre em Comunicação Celso Ronald, autor do texto da quarta capa.
O prefácio e o posfácio do livro são assinados respectivamente pelo Professor Doutor Jamer Guterres de Mello, orientador de André na dissertação, e Paul Azenha, coorganizadora do Santos Film Fest e da exposição Batman 80 Anos – Trajetória do Homem-Morcego no Cinema: Uma Homenagem.