João Doria - Foto: Divulgação/Governo de SP

O governador do estado, João Doria (PSDB), anunciou, nesta segunda-feira (27), que a vacina contra o coronavírus, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, estará disponível para distribuição em massa em janeiro de 2021.

“A quantidade necessária para iniciar a imunização da população brasileira pode ser aplicada já no início de janeiro com o SUS, com aplicação gratuita em toda população”, declarou o tucano, durante entrevista à Rádio Itatiaia.

De acordo com o governador, a Coronavac, como está sendo chamada a vacina, deve conseguir autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitário (Anvisa) no início de dezembro.

Os testes da fase 3, realizados em 9 mil pessoas de seis estados do país, sob coordenação do Instituto Butantan, devem ser concluídos em outubro.

Exportação

Na semana passada, Doria havia dito que o Butantan vai abrir um programa de solicitação de doações. O objetivo é dobrar a capacidade de produção. A ideia, segundo o tucano, é atender a todos os brasileiros e até mesmo exportar para países vizinhos.