Por meio de decreto, as igrejas e demais templos de qualquer culto em Santos estão autorizados a funcionar novamente. Mesmo assim, o bispo da cidade, Dom Tarcísio Scaramussa, declarou que a reabertura das igrejas católicas não será automática, em consequência dos efeitos da Covid-19.
“O decreto da prefeitura de Santos ajuda a preparar a retomada das celebrações com o povo. As igrejas já estão se preparando para adaptar-se a estas condições, mas não abriremos automaticamente. Estamos aguardando informações sobre a diminuição das infecções, para reabrir em momento mais seguro”, afirmou o bispo, em entrevista ao Santaportal.
Scaramussa destacou que a Diocese de Santos reúne as nove cidades da Baixada Santista e, por isso, ele entende que seja necessário acompanhar as decisões das autoridades de cada município.
Treinamento
“Por isso também é que não faremos a volta da celebração com o povo neste momento. Por enquanto, estamos nos preparando, em relação às adaptações ambientais e treinando nosso pessoal para, quando pudermos, de fato, voltar às atividades comuns da igreja”, acrescentou.