A prefeitura de São Vicente teve de publicar um novo decreto no Diário Oficial para reduzir o horário de funcionamento dos estabelecimentos liberados na zona laranja (fase 2). A mudança foi necessária para que o município se enquadre ao “Plano São Paulo” do governo do estado.
Agora, as atividades comerciais e prestadores de serviço funcionarão de segunda-feira a sábado, das 10 às 14 horas. Além disso, a capacidade de ocupação dos locais passa a ser de 20%. O primeiro decreto da administração municipal previa funcionamento de segunda a domingo, das 9 às 17 horas.
Os centros comerciais, por sua vez, incluindo o chamado camelódromo, estão autorizados a abrir de segunda a sábado, das 12 às 16 horas.
O Shopping Center da cidade também poderá realizar atendimento aos domingos. Antes, as três atividades podiam funcionar de segunda a domingo, das 12 às 18 horas.
O novo decreto, assinado pelo prefeito Pedro Gouvêa, proíbe a abertura e o funcionamento de academias, salões de beleza, cabeleireiros, barbearias e clínicas de estética, que antes estavam autorizados a atender somente mediante agendamento prévio e seguindo as normas sanitárias determinadas pelo Ministério da Saúde.
A prefeitura, por meio da Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), divulgou a informação de que teve de editar o decreto para atender uma liminar obtida pelo governo do estado.
Casos e mortes
Vale lembrar que, após as últimas atualizações, São Vicente registra 1.462 pacientes infectados pelo coronavírus, 569 casos considerados suspeitos e 126 morres.