Foto: Divulgação/Sindipetro

Um grupo de petroleiros voltou a protestar contra o perigo de contágio e transmissão do coronavírus dentro da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC). A manifestação ocorreu nesta sexta-feira (12), em frente à empresa, em Cubatão.

Conforme informações do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP), o protesto, por enquanto, é apenas uma advertência, pois a entidade que representa os trabalhadores não quer prejudicar a produção da refinaria.

Ainda de acordo com o sindicato, a Petrobras estaria negligenciando as medidas preventivas de combate ao coronavírus nas instalações da empresa.

O sindicato garante que há mais de 130 funcionários, entre empregados e terceirizados, contaminados. Além disso, foram registradas três mortes por Covid-19.

A Petrobras, segundo o Sindipetro-LP, demorou muito para distribuir os equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e luvas, além da disponibilização de álcool em gel 70% para os funcionários.

Temperatura

A medição de temperatura em quem entrava na refinaria teve início apenas no final do mês de maio, somente depois da ocorrência de um pico de contaminação dentro da empresa.

Essa medição, alega a entidade, que é obrigatória para locais com mais de 100m², não está disponibilizada para os chamados terceirizados.

O sindicato também destaca que a maioria dos trabalhadores não exerce funções essenciais. Isso abre a possibilidade de eles ficarem em suas casas, o que evitaria exposição ao contágio da Covid-19.