Choque de realidade. O Santos perdeu o seu primeiro clássico na temporada, por 2 a 1, para o Palmeiras, na noite deste domingo (28), no estádio Allianz Parque, pela 4ª rodada do Campeonato Paulista. O gols da vitória Alviverde foram marcados por Fláco Lopez e Raphale Veiga, enquanto Rómulo Otero fez para o Alvinegro Praiano.
Apesar da derrota, o Peixe segue na liderança do Grupo A do Estadual, com seis pontos, três à frente da Portuguesa e do Ituano, ambos com três. Agora, o Alvinegro Praiano se prepara para enfrentar o Água Santa, na próxima quarta-feira (31), às 21h35, no estádio 1° de Maio, em São Bernardo de Campo.
Primeiro tempo
O Palmeiras levou perigo em seu primeiro ataque. Fláco Lopez recebeu bom passe de Rony, ajeitou o corpo e chutou rente à trave de João Paulo. O Alviverde abusava dos cruzamentos na área, principalmente com o lateral Mayke.
A partida entrou num estágio em que os clubes cometiam muitas faltas. Como consequência, comissões técnicas e torcida se enervaram. De fora da área, Richard Ríos arrematou com perigo, mas passou do lado da meta santista. Em cobrança de escanteio, Murillo, de cabeça, jogou para fora.
Na sequência, Raphael Veiga, de falta, colocou na trave. O Palmeiras era melhor e perdia chances a perder de vista. Nos minutos finais da 1ª etapa, o Santos até tentou, mas falhava nas finalizações.
Assim, as duas equipes foram aos vestiários com o 0 a 0 no marcador.
Segundo tempo
No intervalo, o técnico Fábio Carille efetuou as duas primeiras mudanças no Peixe. Giuliano e Guilherme entraram nas vagas de Tomás Rincón e Pedrinho.
Mas, quem abriu o marcador foi o Palmeiras. Piquerez cruzou, a bola desviou na zaga santista e sobrou para Raphael Veiga. Livre na grande área, o camisa 23 Alviverde colocou no canto do arqueiro João Paulo: 1 a 0 para os mandantes.
Em boa trama palmeirense, Fláco Lopez chutou cruzado e assustou o arqueiro do Peixe. O gol assustou os visitantes. Como reação, Otero entrou no lugar de Giuliano, que sentiu um edema na panturrilha.
E o Peixe quase empatou o jogo. João Schdmit encontrou Otero nas costas da zaga palmeirense. Ele chegou em boas condições, arrematou ao gol, mas Weverton abafou a tentativa.
Atrás no marcador, o Alvinegro Praiano se lançava ao ataque. Contudo, o Alviverde fez o segundo gol. Rony cruzou e Fláco Lopez precisou de duas tentativas, após a boa defesa de João Paulo, para aumentar a vantagem dos mandantes no jogo.
Mesmo com o 2 a 0 no placar, o técnico Abel Ferreira promoveu duas mexidas. Marcos Rocha e Jhon Jhon substituiram Mayke e Fláco Lopez.
E, numa falha defensiva do Palmeiras, o Peixe diminuiu o marcador. Otero carregou a bola pelo meio de campo e soltou em Willian Bigode. O centroavante santista abriu pela esquerda e tocou no meio. Cazares furou, e o camisa 22 do Peixe fez o primeiro do Santos na partida: 2 a 1.
Pouco após a blitz do Santos no ataque, Aníbal Moreno entrou no lugar de Zé Rafael. Uma das cartadas de Carille para sair com um bom resultado no Allianz foi a entrada de Julio Furch na vaga de Willian Bigode.
O Alvinegro Praiano pressionava pelo empate, mas esbarrava no bom bloqueio defensivo do Alviverde. Abel fez a última mexida no Palmeiras: Gabriel Menino e Fabinho vieram nos lugares de Raphael Veiga e Richard Ríos.
Carille lançou Felipe Jonatan para a saída de Kevyson. Mas não foi o suficiente para o Santos arrancar ao menos o empate na casa do rival: 2 a 1 e a o Peixe conheceu a sua primeira derrota em 2024.