Início Polícia

Quadrilha explode 5º DP de Santos em tentativa frustrada de resgatar suspeito de matar PM

A ação teve como objetivo provocar a fuga do suspeito de participar da execução do PM Jeferson Chapani Szklarski, em janeiro de 2022, em PG

O caso foi registrado no 5° Distrito Policial de Santos - Foto: Reprodução/Google Maps)

A busca pelo resgate de um detento não obteve êxito no início da manhã desta quinta-feira (24). Uma quadrilha com, ao menos, cinco criminosos, tentou invadir o 5º Distrito Policial de Santos, na Zona Noroeste.

Porém, houve uma explosão, por volta das 5 horas, que foi ouvida nos bairros Santa Maria, Jardim Castelo e Bom Retiro.

A ação criminosa teve como objetivo provocar a fuga do suspeito de participar da execução do policial militar Jeferson Chapani Szklarski, de 38 anos, em janeiro de 2022, em Praia Grande.

Os criminosos se dirigiram à delegacia em um carro preto e estouraram o cadeado do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Eles usaram uma escada de alumínio para chegar ao topo do muro ao lado da unidade de saúde.

Os homens chegaram ao pátio interno do 5º DP e posicionaram explosivos na parede da cadeia para abrir um buraco. Porém, depois da explosão, a abertura na parede não tinha o tamanho suficiente para a passagem de Jeferson. Com isso, a quadrilha acabou fugindo.

Explosão provoca pânico em moradores

A tentativa frustrada de resgate provocou pânico nos moradores da região. Janelas e vidraças do CAPS e também do Centro Esportivo Manoel Nascimento Junior, que se localiza nas imediações, foram estilhaçadas com a explosão.

Como o prédio do CAPS precisa de perícia policial, o atendimento na unidade de saúde foi suspenso nesta quinta. A exceção será para pacientes que recebem medicação e refeição no local. A previsão é que o expediente seja retomado às 7 horas desta sexta-feira (25).

Suspeito será transferido para o interior

O suspeito de participar da execução do PM, alvo da tentativa de resgate ocorrida nesta madrugada, no 5º DP de Santos, será transferido para uma das dezenas de unidades da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) espalhados pelo estado de São Paulo.

Por questões de segurança, o destino exato do detento não foi revelado. O que se sabe é que ele vai para o interior. Com prisão temporária de 30 dias decretada pela Justiça, o suspeito foi capturado no dia 22, em Praia Grande.

Com informações do G1 e do Santa Portal

Sair da versão mobile