Início Polícia

Prefeito de São Vicente diz que ação da Guarda Municipal foi truculenta e ultrapassada na prisão de ambulantes

Os três homens foram presos e levado para a delegacia

Reprodução

O prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, criticou o comportamento da Guarda Municipal da Cidade na prisão de três ambulantes na tarde de terça-feira, no Centro. Gouvêa classificou a atitude como truculenta e ultrapassada.

A Guarda Municipal prendeu os ambulantes que trabalhavam em uma calçada da Avenida Martim Afonso, no Centro. Um deles foi dominado e um guarda jogou spray de pimenta no rosto do rapaz. A Prefeitura informou que a Associação Comercial de São Vicente solicitou apoio da fiscalização do comércio, devido à presença de três homens naquele local.

“Não vou julgar ninguém, será aberto um processo administrativo na Prefeitura e vamos tomar as providências para saber tudo o que ocorreu. Todo mundo será ouvido. O que não aceitarei como prefeito é esse comportamento truculento e ultrapassado, independentemente da pessoa ter passagem pela polícia. Esse tipo de atitude não me representa”, afirmou Gouvêa na live, na noite de terça-feira, pelo seu Instagram.

Eles vendiam roupas e máscaras de pano. Algumas pessoas tentaram interceder, dizendo que eram apenas um trabalhadores, não ladrões, mas foram reprimidas pelos guardas que ameaçaram com um cachorro e com spray. Os três foram colocados em uma viatura da Polícia Civil e levados à Delegacia-sede.

Pedido
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), informou que a Associação Comercial de São Vicente solicitou, nesta terça-feira (2), apoio da fiscalização do comércio, devido à presença de três vendedores ambulantes nas imediações da Rua Martim Afonso, no Centro.

Na abordagem, os agentes da Secinp foram recebidos com agressividade e ameaças. Diante disso, a Guarda Civil Municipal foi acionada, para dar apoio aos fiscais. Porém, os três vendedores ambulantes passaram a agir com violência, causando tumulto no local. A Polícia Civil também foi acionada, conduzindo os três à Delegacia. Em averiguação, foi constatado que todos têm passagem pela Polícia. Com um deles foi encontrado entorpecente.

A Prefeitura ressaltou que repudia qualquer ato de violência. Destacou que o trabalho dos fiscais é realizado de forma a coibir o comércio ilegal na Cidade, a exemplo da abordagem realizada na terça-feira, que constatou que os três envolvidos no episódio não são cadastrados no Município. Além disso, a atividade ambulante, para quem está cadastrado, está suspensa, neste momento, devido à necessidade do controle da disseminação da Covid-19.

Sair da versão mobile