Santos teve uma nova ação da Operação Verão nesta terça-feira (20). Por volta das 12 horas, um suspeito foi morto em diligência no bairro Saboó. O envolvido teria trocado tiros com agentes da Polícia de Choque. Com isso, a Operação Verão chega a 30 mortes e supera, em letalidade, a Operação Escudo, realizada em 2023, com 28 mortes.
De acordo com a Polícia Militar (PM), equipes do 3º Batalhão de Polícia de Choque e do Canil cumpriam diligência na Rua Cananeia, quando avistaram um indivíduo em “atitude suspeita”. Com a tentativa de abordagem dos agentes, o homem teria fugido.
Durante perseguição na comunidade, o “suspeito” entrou em uma residência que estava com a porta aberta. Assim que tentou se aproximar, a equipe teria sido recebida a tiros, revidando o ataque.
O homem acabou sendo atingido pelos agentes da Polícia de Choque e foi desarmado. Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionada e levou o suspeito para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central. Entretanto, não resistiu.
A arma que teria sido utilizada pelo indivíduo, uma pistola calibre .380, foi apreendida. Nenhum agente se feriu na ação. O caso foi registrado no 5º Distrito Policial de Santos.
Com o suspeito, segundo a polícia, foram apreendidas, além da pistola calibre .380 com a numeração suprimida, 490 porções de maconha, 616 porções de crack, 205 porções de cocaína, um radiotransmissor e um celular.
A 29ª morte
Antres, um procurado da Justiça foi morto depois de, segundo os agentes, ameaçar sacar uma arma de fogo contra equipes da Polícia Militar (PM), durante operação no Morro São Bento, em Santos. Com o “suspeito”, teriam sido apreendidos uma pistola, drogas, radiocomunicadores, entre outros itens.
Dessa vez, a operação foi executada pela Força Tática, Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Rocam), 6º Batalhão de Polícia Militar, Força Tática do Comando de Policiamento do Interior 6 (CPI-6), Canil do 5º Batalhão de Polícia de Choque e do Comando de Aviação da Polícia Militar (CavPM).
Durante diligência no Morro São Bento, os policiais se depararam com pessoas em “atitudes suspeitas”, que teriam tentado fugir pela Rua Santa Luzia e foram perseguidas. Uma delas, usando uma mochila, entrou em uma residência com um radiocomunicador nas mãos.
De acordo com a PM, ao tentar abordar o indivíduo, ele teria puxado uma pistola .40 da cintura e foi alvejado pelos agentes na tentativa de repelir um possível ataque. Ferido, o suspeito foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, mas não resistiu e morreu durante o deslocamento.
Após consulta no sistema criminal, foi constatado que o homem era procurado pelo crime de tráfico de drogas e era considerado foragido desde dezembro de 2021, conforme a PM.
Com ele, teriam sido apreendidos a arma de fogo, uma Glock .40 com kit rajada e carregador alongado, roupas de camuflagem, cadernos com anotações suspeitas, entorpecentes e materiais utilizados para a comercialização de drogas. Também foram encontrados sete radiocomunicadores, cinco celulares, R$ 1.711,25, além de cartões e documentos falsos.