Um homem de 20 anos morreu e outro, de 24, foi baleado durante um confronto com policiais militares (PMs) da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), na noite desta quarta-feira (7), na Avenida Osvaldo Toschio, no bairro Parque São Vicente, em São Vicente.
Segundo os policiais, a equipe havia recebido uma denúncia relacionada ao tráfico de drogas e foi até uma residência onde estavam os suspeitos, que apontaram uma arma contra os agentes.
A casa era uma moradia coletiva e estaria funcionando como um depósito de drogas e armas. Ao entrarem no local, os policiais foram até o primeiro cômodo, onde algumas pessoas foram encontradas e revistadas.
No segundo cômodo, a equipe foi surpreendida por um suspeito apontando uma pistola em direção aos oficiais, ainda de acordo com os agentes. Diante da cena, um dos policiais disparou duas vezes contra o homem e outro oficial fez mais um disparo. O suspeito foi atingido pelos tiros e caiu no chão.
Os PMs encontraram o suspeito Davi Gonçalves Junior em outro cômodo e tentaram fazer com que ele se rendesse, mas, em vez disso, ele teria apontado uma arma contra os policiais. Nessa hora, a polícia atirou três vezes contra Davi.
Os dois homens foram desarmados e tiveram uma pistola calibre 9mm e outra de calibre 15mm apreendidas.
De acordo com o boletim de ocorrência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compareceu ao local e socorreu os dois homens. A prefeitura de São Vicente informou, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), que o Samu foi acionado para essa ocorrência e os profissionais de saúde encontraram duas vítimas com ferimentos de arma de fogo.
Davi foi encaminhado para o Pronto Socorro Central, mas deu entrada na unidade em óbito. Já o outro suspeito foi conduzido para o Hospital do Vicentino e segue internado.
A prefeitura ainda afirmou que não possui autorização para divulgar mais informações sobre o estado de saúde do paciente.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) não respondeu se o caso tem relação com Operação Escudo.
Exames e pedido de prisão
A polícia encontrou um fuzil calibre 556 embaixo da cama do imóvel e apreendeu o armamento. Os fuzis dos policiais envolvidos na ação também foram apreendidos. A perícia compareceu ao local e realizou exame residuográfico nos PMs, bem como nas vítimas.
O caso foi registrado como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, legítima defesa, posse ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio no 2º Distrito Policial (DP) de São Vicente. Conforme o boletim de ocorrência, assim que o suspeito internado for liberado, deverá ser detido, devido ao pedido de prisão decretado.
Com informações de A Tribuna