Dois homens morreram por afogamento em praias do Litoral de São Paulo neste final de semana, segundo balanço divulgado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). De acordo com a corporação, as vítimas eram turistas, sendo um de origem chinesa.
Guarujá
Um homem e uma mulher foram vistos, na última sexta-feira (8), tentando sair da Ilha Pombeva, em Guarujá, setor protegido pelo GBMar, por volta das 19h59. Dois guarda-vidas avistaram as pessoas e entraram no mar para realizar o salvamento, mas só conseguiram resgatar a mulher. Já o homem teria afundado no mar após ser atingido por uma onda.
Após cerca de 5 minutos, o homem foi encontrado por algumas pessoas próximo à faixa de areia, já em parada cardiorrespiratória. Ele foi retirado pelos guarda-vidas que efetuaram manobras de reanimação cardiopulmonar. A vítima foi levada ao Hospital Santo Amaro, onde teve a morte confirmada pela equipe do local. Conforme a corporação, o homem era de nacionalidade chinesa.
Praia Grande
A corporação foi acionada via 193, no último sábado (9), por volta das 13h11, para um setor que não tinha a presença de guarda-vidas, para atender um homem, de 31 anos, que foi retirado inconsciente do mar, na altura da Praia do Caiçara, em Praia Grande. O tio contou aos agentes que eram de Sumaré e teriam visto o sobrinho se afogar, quando entrou nas águas para salvá-lo, mas o socorreu já inconsciente.
Com a chegada da corporação, a equipe acionou a unidade de resgate e analisou que o homem estava em parada cardiorrespiratória. Mesmo sendo efetuada as manobras de reanimação, a vítima foi socorrida para o Pronto Socorro Samambaia, mas não resistiu e morreu.
De acordo com o GBMar, entre a última sexta-feira (8) e este domingo (10), 30 salvamentos foram realizados nas praias do Litoral de São Paulo. Além disso, conforme o boletim divulgado, três crianças foram encontradas, 26 embarcações estiveram em operação e 19.428 prevenções foram realizadas.