Início Polícia

Após ataques, circulação de ônibus na Zona Noroeste será feita com escolta policial

Em menos de 24h, a região foi alvo de dois ataques contra a frota de veículos municipais

Os incêndios ocorreram nas noites de segunda (11) e terça-feira (12) - Foto; Reprodução

A suspensão da passagem dos ônibus da linha municipal pelos bairros Castelo, Rádio Clube, Santa Maria e Ilhéu Alto, na Zona Noroeste de Santos, foi cancelada. Os veículos voltaram a transitar por esses locais desde às 14h desta quarta-feira (13). A partir de agora, os coletivos serão acompanhados por equipes da Polícia Militar (PM), que farão o trabalho de segurança dos veículos e de seus ocupantes.

A informação foi confirmada pelo prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos). Segundo ele, a liberação foi possibilitada após um contato do comandante-geral da PM, o coronel Cássio Araújo de Freitas. Ele assegurou ao chefe do Executivo santista que a corporação realizará a segurança dos coletivos na Zona Noroeste, região que tem sido marcada por conflitos no âmbito da Operação Verão, que se encontra em sua terceira fase.

O que aconteceu

Após o segundo ataque a ônibus municipais, feito na noite da última terça-feira (12), em menos de 24 horas, a prefeitura de Santos decidiu suspender a passagem dos coletivos pelos bairros da Zona Noroeste. A medida, de acordo com o prefeito, foi uma recomendação da PM acatada pelo município.

Nesta quarta, os pontos finais das linhas: 139,193,13,154,155,191,194,152,156,153,198, 944 e 102 foram remanejados para o Sambódromo de Santos. Com a liberação da PM, os itinerários devem retornar à normalidade.

Ataques

Dois ônibus do transporte público municipal de Santos foram incendiados por criminosos na noite de terça-feira, por volta das 22h. O atentado aconteceu no bairro Rádio Clube, Zona Noroeste de Santos, nas proximidades da Praça Jerônimo La Terza.

Segundo o boletim de ocorrência, dois coletivos das linhas 194 e 191 estavam estacionados no ponto final de parada, que fica localizado na praça. Em determinado momento, os motoristas foram surpreendidos por um homem encapuzado que entrou nos veículos gritando “perdeu, perdeu!” O criminoso carregava um galão com um líquido inflamável, o qual o bandido despejou no interior dos ônibus antes de atear fogo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi contido pelos próprios motoristas dos coletivos utilizando extintores. Um dos condutores precisou ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) depois de ter sofrido queimaduras em uma das mãos e ter inalado fumaça. Segundo a prefeitura de Santos, ele foi levado à Santa Casa, mas passa bem.

Um dia antes, um ônibus da linha municipal foi incendiado por, ao menos, três criminosos na Avenida Manoel Ferramenta Jr, no bairro Areia Branca, também na Zona Noroeste de Santos. A ação foi registrada por câmeras de monitoramento.

Nas imagens, é possível ver um dos criminosos dando ordem de parada para o ônibus em um ponto. Quando o veículo estaciona, os bandidos mandam os ocupantes deixarem o veículo e, em seguida, o incendeiam com uma espécie de coquetel molotov.

Com informações de A Tribuna.

Sair da versão mobile