Pacientes e profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Perequê, em Guarujá, no litoral paulista, levaram um grande susto.
Um homem, de 58 anos, apareceu na unidade hospitalar carregando uma jararaca. Ele foi picado na mão direita e, como não sabia qual era a espécie da cobra, levou o réptil até o local para que o médico aplicasse o soro antiofídico adequado.
O vídeo do homem sentado e segurando a serpente, que estava de boca aberta, viralizou nas redes sociais.
A prefeitura de Guarujá divulgou uma nota para informar que o paciente deu entrada na UPA do Perequê por meios próprios e segurava o animal vivo em uma sacola plástica. O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), da Guarda Civil Municipal (GCM), foi acionado para recolher a cobra.
Na UPA, o paciente foi medicado e, em seguida, encaminhado ao Hospital Santo Amaro (HSA). A equipe do GDA recolheu o animal e o soltou no Morro da Barra, próximo à Santa Cruz dos Navegantes.
Aconteceu no Guarujá. Homem foi picado por jararaca, buscou atendimento em UPA e levou a serpente com ele. O procedimento é correto. O cuidado é não colocar a vida de outras pessoas em risco pic.twitter.com/FrsR7vVqTS
— Rodrigo Craveiro (@rodrigocrave42) August 22, 2024
Bastante peçonhenta
A jararacas é a espécie de cobra que mais pica pessoas no Brasil. É considerada bastante peçonhenta e sua mordida causa dores e inchaço no local atingido, além de provocar hemorragia.
Depois de ser picada, a pessoa deve buscar ajuda médica o mais rápido possível para o tratamento com soro antiofídico.