Um menino de 8 anos chamado Bernardo agiu rápido e salvou a vida do primo, um bebê de 1 ano e 9 meses, que se afogava em uma piscina. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou a rápida reação do garoto herói que impediu o pior.
O caso ocorreu durante uma confraternização de família em Mongaguá, litoral de São Paulo. A mãe do menino de 8 anos e dona da casa, Renata Cristina Rios, revelou que tudo aconteceu muito rápido.
Ela avaliou que a ação ágil do filho foi resultado das aulas que ele recebeu em um projeto do município, que ensina surfe a crianças e adolescentes.
O vídeo mostrou, ainda, que outra criança estava na piscina no momento em que o bebê caiu na água. Porém, ela não percebeu. Alguns segundos após a queda, Bernardo observou que o primo estava com a cabeça dentro d´água e pulou para salvá-lo.
Aulas de surfe
Bernardo é um dos alunos do projeto Surf Escola desde 2021. A ação é uma parceria entre a ONG Esporte Vida e o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).
A mãe relatou que foi lá que o menino desenvolveu a natação, aprendeu a surfar e começou a ter noções de primeiros socorros para acidentes em água.
“O preparo em relação aos primeiros socorros fez com que ele tivesse um rápido raciocínio na hora de pular e salvar a criança”, declarou Renata, em entrevista ao G1. O Surf Escola é gratuito e atende 120 crianças por turma.
O GBMar divulgou que o afogamento é a maior causa de mortes acidentais entre crianças de até 4 anos.
O grupamento também alertou sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas: crianças à distância de um braço, piscina monitorada pessoalmente, saber agir em caso de emergências, restringir acesso cercando a piscina e usar ralos antissucção ou meios de interrupção de bomba.