Foi da varanda de casa que o bombeiro Willian Veja, de 26 anos, viu um adolescente se afogando. Mesmo de folga, ele, sem pensar duas vezes, desceu os oito andares do prédio onde mora na Avenida Tomé de Souza, em Bertioga, e realizou o salvamento do jovem de 16 anos. Em um vídeo publicado nas redes sociais do 6° Grupamento de Bombeiros, é possível ver Willian correndo em direção à praia para socorrer o rapaz. Veja às cenas.
“Não tem como explicar a sensação de salvar uma vida”, comentou Willian. Ele contou que era por volta das 16h20 do último sábado (9), quando, sentado no sofá de casa, escutou alguns gritos vindos da praia. Ao ir até a varanda verificar o que havia ocorrido, avistou três adolescentes acenando no mar.
“Eu vi que um deles já estava entrando em processo de afogamento. Isso porque, enquanto dois conseguiram voltar, o outro foi arrastado pela correnteza para um local que não dava mais pé”, detalhou o bombeiro.
Willian desceu do oitavo andar do prédio onde mora e correu até a vítima. Durante a descida, um dos banhistas que estavam na praia conseguiu segurar a mão do jovem para que ele não se afogasse, dando tempo para a chegada de Willian e do guarda-vidas temporário que estava no local. Uma viatura do Corpo de Bombeiros, além do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) e de uma unidade de resgate, prestou apoio na ocorrência.
“A gente chegou junto e rebocou a vítima até a parte rasa da praia. Assim que tiramos o jovem da água, ele foi diretamente para a unidade de salvamento aquático, onde foi ministrado oxigênio e ficou com os sinais vitais sendo monitorados, pelos profissionais adequados. Depois que confirmamos que estava bem, o adolescente foi liberado”, relatou.
Seis anos de experiência
Willian acrescentou que possui seis anos de experiência no Corpo de Bombeiros, atuando quatro anos no salvamento marítimo e outros dois na Estação de Bombeiros de Bertioga. Ele disse que, embora já tenha feito diversos salvamentos, cada um traz uma sensação diferente de vitória.
“Tenho amor por essa profissão e não consigo descrever o sentimento de salvar uma vida. A gente fica muito feliz. Agradeço bastante a Deus por estar com a gente naquele momento, nos protegendo, porque também temos nossos riscos. Não é uma situação controlada, é um local difícil e uma situação de perigo, mas, graças a Deus, deu tudo certo”, finalizou.
Com informações de A Tribuna.