Início Notícias Segurança

Baixada tem 3 representantes na lista das cidades litorâneas mais seguras do país

O levantamento foi apresentado no Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil

Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação

A Baixada Santista aparece com destaque no Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil, quando se consideram municípios litorâneos. O ranking foi desenvolvido pela empresa MySide.

Santos, por exemplo, com 425 mil moradores, é o município com praia, com mais de 100 mil habitantes, mais seguro da Baixada Santista e, além disso, aparece em quarto lugar na lista geral de todo o país.

A empresa reúne dados de todas as mortes registradas no ano anterior, 2023 no caso, pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o índice, Santos contabiliza 9,1 homicídios a cada 100 mil habitantes.

O ranking de municípios litorâneos mais seguros também cita as cidades de Itanhaém, na sétima colocação, com índice de 10,4 homicídios, e Praia Grande, na oitava posição, ao registrar 10,5 homicídios por 100 mil habitantes.

No ano passado…

Em 2023, Santos também apareceu na quarta colocação na lista das melhores cidades de praia para morar, no ranking organizado pela MySide. Para isso, foi avaliado o Índice de Desenvolvimento Humano do Município (IDHM), que teve alta taxa em relação à média brasileira.

Santos ficou atrás somente de algumas capitais e grandes cidades, como Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC) e Vitória (ES), em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Confira as 10 cidades com praia mais seguras do Brasil

1-Palhoça (SC) Região Metropolitana de Florianópolis, possui taxa de violência de 5,9 mortes por 100 mil habitantes. A praia mais famosa é a Guarda do Embaú.

2-São José do Ribamar (MA) – Com 250 mil habitantes, a cidade é a terceira mais populosa do Maranhão e tem uma taxa de 8,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

3-Itajaí (SC) – A cidade fica no Litoral Norte de Santa Catarina e conta com mais de 270 mil moradores e uma média de 8,8 mortes a cada 100 mil habitantes.

4-Santos (SP) – Sede da Região Metropolitana da Baixada Santista, a cidade conta com 425 mil habitantes e um índice de 9,1 mortes a cada 100 mil habitantes. O município possui o maior porto da América Latina.

5-Paço do Lumiar (MA) – Com 150 mil habitantes, a cidade tem média de 9,3 mortes por 100 mil moradores. O município é famoso pelo turismo ecológico.

6-Florianópolis (SC) – A capital de Santa Catarina tem população aproximada de 560 mil pessoas e apresenta índice de 10,0 assassinatos a cada 100 mil habitantes. É líder entre as capitais mais seguras do Brasil.

7-Itanhaém (SP) – Localizado na Baixada Santista, o município tem cerca de 110 mil habitantes e um índice de violência de 10,4 mortes a cada 100 mil habitantes. Conhecido pelas cachoeiras, praias, rios e matas quase intocadas.

8-Praia Grande (SP) – Com população estimada de 360 mil pessoas, é a segunda cidade mais populosa do litoral paulista. O índice de violência é de 10,5 assassinatos para cada 100 mil habitantes.

9-Parnamirim (RN) – Localizada a 12km de Natal, o município é o terceiro mais populoso do estado e tem média de 11,4 assassinatos por 100 mil habitantes.

10-São José (SC) – A cidade tem taxa de 12 assassinatos por 100 mil habitantes. Conta com mais de 280 mil habitantes.

Sair da versão mobile